segunda-feira, 15 de março de 2010

P.P. Projeto de Pesquisa

Colégio São Lucas – Objetivo Ribeirão Pires

Projeto de pesquisa – P.P.

Um projeto de pesquisa visa estabelecer alguns parâmetros a serem seguido pelos pesquisadores na sua pesquisa, no momento da apresentação bem como na avaliação dos professores. O P.P., portanto é a base de sustentação do trabalho a ser realizado que o aluno elaborará juntamente com o professor orientador e deverá conter as seguintes especificações:

Capa: a capa deverá conter obrigatoriamente as seguintes especificações:
• A capa como um todo bem como o corpo do trabalho deverá ser todo digitado nas fontes arial, times new Roman ou century gothic. O tamanho não deve ser menor nem maior que 12, bem como sua cor deverá ser preta (nunca colorida). Caso queiram destacar algo no trabalho, deverão utilizar as opções de negrito, itálico, ou sublinhado. A única exceção quanto à essas determinações será em relação ao título do trabalho que poderá ser colorido e do tamanho que o grupo desejar, mantendo um padrão sem exageros quanto ao tamanho e os nomes que deverão ser escritos com fonte tamanho 10 . Também poderá ser incluída uma marca d’água que não tenha maior destaque que o título;
• No topo da folha deverá conter o nome da escola;
• O título do trabalho deverá estar no meio da folha com tamanho e cor da fonte a vontade (sem exageros);
• No final da folha alinhado no centro deverá conter o nome da cidade acompanhado do mês e do ano;
• Alinhado à direita, no final da folha, deverá conter o nome e número dos membros do grupo com fonte de tamanho 10.

Quanto ao corpo do P.P., seguem as especificações:

OBJETO: o objeto é o tema a ser pesquisado numa definição mais geral.

OBJETIVO: o objetivo é mais detalhado e específico, ou seja, os alunos colocarão neste tópico quais serão seus objetivos em relação ao objeto escolhido.

PROBLEMÁTICA: neste tópico os alunos problematizarão o objeto juntamente com o objetivo estabelecendo assim um diálogo sobre a realidade vivida na sua cidade, estado ou país. É o momento exato do debate.

PLANO DE EXECUÇÃO: neste tópico o aluno abordará tudo o que for relacionado à apresentação do P.P., ou seja, os recursos utilizados, a ordem da apresentação, as fontes da pesquisa deverão constar neste tópico.

Segue abaixo um exemplo:

OBJETO: copa do mundo.

OBJETIVO: Mostrar o caminho que levou a seleção brasileira de 1994 a ser campeã do mundial. Pretendemos mostrar os números dos jogos, a escalação e cada jogo, os artilheiros do mundial, alguns gols importantes, o que a copa do mundo e o futebol significam para o brasileiro bem como seu impacto social.

PROBLEMÁTICA: a problemática será debatida em torno do impacto social causado pela copa do mundo onde o brasileiro e o Brasil pára nos meses de copa. Trabalharemos também com a criação da imagem através da mídia no qual a seleção, o Brasil e o brasileiro são muito bons, alegres, festivos e não passam por nenhum problema.

PLANO DE EXECUÇÃO: a execução deste projeto utilizará os seguintes recursos:

• Nossa exposição será oral e seguiremos a seguinte cronologia:

1° Luisa – falará sobre o local onde foi realizado a Copa bem como sua estrutura;
2° Carlos – falará sobre os jogadores que participaram da copa defendendo a seleção brasileira;
3° Michel – falará sobre os jogos mais importantes do Brasil na copa;
4° Ricardo – falará sobre a importância que tem o esporte na vida das pessoas;
5° o grupo – após passarmos um trecho do curta metragem chamado blábláblá, iniciaremos o diálogo ou debate sobre a criação da imagem positiva em relação ao futebol e a copa.

• Retroprojetor: mostraremos algumas imagens, gols e trechos do curta metragem chamado: blábláblá;

• Utilizaremos o texto retirado da obra do autor blábláblá com o título blábláblá sobre o poder da mídia em criar imagens que nem sempre fazem parte da realidade vivida

9 comentários:

  1. professor pode ex:
    eu e meu grupo escolhemos o tema profissões mas as profissões que escolhemos é relacionadas ao meio ambiente isso pode?

    ResponderExcluir
  2. Sem problemas Vitória. Me fala mais sobre o tema. Quem sabe posso te ajudar.

    ResponderExcluir
  3. EU AINDA NÃO SEI O TEMA EXATO,MAS AS MENINAS ME FALARAM QUE ERA ISSO,ELAS PENSARAM EM TROCAR POR QUE O OUTRO GRUPO PENSOU EM FAZER TAMBÉM PROFISSÕES.
    PODE FAZER DOIS GRUPOS O MESMO TEMA INDEPENDENTEMENTE DA PROFISSÃO OU DO ASSUNTO ESCOLHIDO A FAZER ,CONTANTO AS PROFISSÕES POSSAM SER AS MESMAS MAS COM EXPLICAÇÃO DO QUE ELA INTERFERE NO MEIO AMBIENTE ,OU AJUDA O MEIO AMBIENTE OU TAMBÉM AJUDE EM OUTRO CARGO?-ISSO NO MEU GRUPO E NO DO GUILHERME CAVEDON OS NOSSOS GRUPOS QUE QUEREM FAZER SOBRE ESSE ASSUNTO

    ResponderExcluir
  4. Quantos trabalho? Como assim? É um trabalho só.

    ResponderExcluir
  5. o professor meu tema é ciencias posso falar da vacina da gripe suina

    ResponderExcluir
  6. Oiee professor, o meu grupo eh das tribos urbanas, e nós vamos flar sobre os punks, emos e skinheads - e oq sao tribos urbanas (em geral) - achei um site q tem td isso, mas nao sei se ta mt bom... o site eh : http://www.spiner.com.br/modules.php?file=article&name=News&sid=1258

    se vc souber de outro, me passa por favor

    ResponderExcluir
  7. professor ja tem data prevista para a entrega do trabalho?

    ResponderExcluir